Edição especial de revista da OPAS fornece conhecimentos para fortalecer regulação sanitária de medicamentos nas Américas

Uma edição especial da Revista Pan-Americana de Saúde Pública da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), publicada com apoio da Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, sigla em inglês), fornece evidências científicas atualizadas sobre a regulação sanitária de medicamentos e outras tecnologias da saúde. As novas informações ajudarão os organismos responsáveis por essa função a tomar decisões bem informadas, expandir seu alcance regulatório e conhecer outras experiências.

As agências regulatórias nacionais têm a função de regular e controlar os medicamentos e outras tecnologias de saúde, como vacinas, hemoderivados e dispositivos médicos que estão à disposição da população. Desta maneira, asseguram a qualidade, segurança e eficácia desses produtos e protegem a população de potenciais perigos para sua saúde.

A Diretora da OPAS, Carissa F. Etienne, destacou que a edição especial busca contribuir para a compreensão do papel que as agências reguladoras frente à saúde global, assim como partilhar “perspectivas, oportunidades e desafios na regulação dos medicamentos identificados pelos mesmos especialistas que trabalham diariamente no ambiente regulatório. “Com o ritmo da ciência, a informação e os fluxos de dados e a inovação crescendo em uma velocidade recorde, os reguladores de todo o mundo não só devem estar na vanguarda como também se manter à frente desse ritmo para garantir a qualidade, a eficácia e a segurança dos produtos que regulam”, afirmou Etienne. 

A publicação reúne artigos de especialistas das Américas em regulação em saúde, assim como especialistas de todo o mundo que fornecem uma grande variedade de experiências pioneiras. Apresenta, entre outras coisas, análises das contribuições-chave de fóruns internacionais e coligações público-privadas que podem ser adicionados à ciência regulatória e ao desenvolvimento de boas práticas, assim como os desafios constantes que profissionais enfrentam para construir sistemas regulatórios sólidos que possam convergir através dos diferentes países em um contexto de capacidade limitada, recursos humanos e financeiros, nacional e mundialmente.

Os artigos de pesquisa original abordam questões como os obstáculos no uso e adoção eficazes de normas comuns para a convergência e harmonização regulatórias, a situação da regulação dos dispositivos médicos nas Américas e o Centro Regulador de Medicamentos da Aliança Bolivariana para os Povos da nossa América. Os relatórios especiais incluem um trabalho sobre o fortalecimento da Rede Pan-Americana de Laboratórios Oficiais de Controle de Medicamentos, um estudo de caso na Comunidade do Caribe (CARICOM) sobre a regionalização como meio de reforço dos sistemas de regulação e um relatório sobre as autoridades reguladoras de referência regional do Hemisfério Ocidental. Nessa edição da revista, também são apresentadas experiências do Brasil, Cuba e Colômbia.

Durante o lançamento da edição especial, a Diretora da OPAS (Escritório Regional para as Américas da Organização Mundial da Saúde), observou que contar com sistemas regulatórios sólidos é fundamental para conseguir bons resultados em saúde pública e alcançar a saúde universal, assim como para a execução dos novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Clique aqui para acessar a edição especial da Revista Pan-Americana de Saúde Pública sobre sistemas regulatórios de medicamentos.

Lançada nova plataforma para intercâmbio de informações regulatórias 
Além da apresentação da revista, foi lançada uma nova Plataforma de Intercâmbio Regulatório (REPs, sigla em inglês), ferramenta digital que apoiará o intercâmbio seguro de informações não públicas entre agências reguladoras das Américas e em nível global. A plataforma tem o objetivo de melhorar a troca de informações, racionalizar o uso dos recursos e promover a harmonização e convergência regulatória na região.

A REPs, criada com apoio financeiro dos Estados Unidos, Brasil e Canadá, e da qual a OPAS é a Secretaria e responsável pelo desenvolvimento, se constrói com base em experiência prévia da OPAS: a Plataforma Regional de Acesso e Inovação para Tecnologias em Saúde (PRAIS). Inicialmente, se concentrará no Programa de Auditorias de Dispositivos Médicos (MDSAP), uma colaboração multinacional para melhorar a regulação de dispositivos médicos.

Fonte: Opas