Anvisa suspende antipsicótico, cosmético e outros produtos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu nesta sexta-feira, 10 de junho, um lote de antipsicótico, um lote de álcool líquido, um cosmético e produtos de limpeza.

A agência suspendeu o lote 012433 do medicamento genérico Risperidona, 3mg, comprimido revestido, após a empresa Actavis Farmacêutica enviar comunicado de desvio de qualidade. A medicação é usada no tratamento de pacientes esquizofrênicos. A fabricante verificou um erro na embalagem do produto, que traz como validade a data de janeiro de 2017, sendo que a data correta seria novembro de 2016. Com a suspensão da distribuição, da venda e do uso do lote citado, a empresa deve promover o recolhimento do estoque no mercado. Confira a Resolução nº 1533/16 no Diário Oficial da União (DOU).

A Anvisa determinou também a suspensão do lote 01/06/5 Álcool Etílico Hidratado da Ilha 46,2° INPM, 500ml, da empresa Da Ilha Comércio de Álccol Ltda, fabricado em 30 de junho de 2015 e com validade até 30 de junho de 2018. O saneante de uso hospitalar foi suspenso porque obteve resultados insatisfatórios nos ensaios de grau alcoólico e de rotulagem, conforme consta no Laudo de Análise Fiscal emitido pelo Laboratório Central do Paraná (Lacen-PA). A medida está na Resolução nº 1541/2016 publicada nesta sexta-feira (10/6) no Diário Oficial da União (DOU).

Além disso, a agência determinou a suspensão de todos os lotes do Pinho Kim fabricados a partir de 30/03/2014 e do Amaciante de roupas Baby Kim fabricados a partir de 30/07/2014, da empresa West Market Indústria de Produtos de Limpeza – ME. As determinações ocorreram porque os produtos não possuem registro, notificação ou cadastro na Anvisa.

A Agência suspendeu ainda o cosmético Gel Cera Matrix , 250g, da empresa Nandes Distribuidora Comércio Beleza Ltda, por não possuir registro. As empresas devem promover o recolhimento do estoque no mercado. As medidas estão na Resolução nº 1539/2016, e Resolução nº 1540/2016, publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

Fonte: Anvisa