Casos de caxumba aumentam mais de 500% em SP. Calafrio e dor de cabeça são sinais da doença

São Paulo registrou um aumento no número de casos de caxumba neste ano. Houve um crescimento de 568% dos casos em relação ao mesmo período de 2015 — com 41 casos entre 1º de janeiro a 30 de abril. Em todo ano de 2015, foram registrados 275 casos. A caxumba é uma doença infectocontagiosa muito comum em crianças causada por um vírus da família paramyxovirus, provocando dor e inchaço na região do pescoço.Mas você sabe quais sintomas dessa doença?

A pediatra Maria Inês Pinto Nantes, do Hospital da Criança e do São Luiz Jabaquara, diz que os sinais iniciais são normalmente febre baixa, calafrios, fraqueza, dores de cabeça, dores musculares e ao mastigar ou engolir.

Uma vez infectada, a pessoa pode transmitir a doença seis dias antes do início dos sintomas até cerca de nove dias após.
A transmissão pode ocorrer pelo ar ou contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Por isso, a médica diz que é importante a lavagem das mãos para evitar a propagação de doenças.

— Em alguns casos, pode-se usar máscaras descartáveis caso julgue-se adequado.

A forma de prevenção contra a caxumba é por meio da vacina tríplice viral, que deve ser tomada a partir de um ano de idade em duas doses: aos 12 e 15 meses.

Sarampo, coqueluche e catapora: doenças infantis ainda fazem vítimas no Brasil

Tratamento

Não há um tratamento específico para a caxumba, os cuidados consistem em repouso e alívio dos sintomas de dor e mal-estar, com analgésicos habituais.

As complicações são pouco frequentes, uma delas é a meningite viral que não traz nenhum risco ao paciente, a orquite (inflamação dos testículos), a ooforite (inflamação dos ovários) e mais raramente a pancreatite.

Fonte: R7 Notícias