Anvisa suspende medicamentos de indústria e lote de medicamento para pressão arterial

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nesta quinta-feira, 12 de maio, duas resoluções suspendendo medicamentos.

Na Resolução RE 1.201/2016, a agência determinou a suspensão da fabricação de todos os medicamentos produzidos pela Indústria Química Celeste Ltda. A medida foi tomada após inspeção e reinspeção realizadas na empresa classificarem como insatisfatório o cumprimento das Boas Práticas de Fabricação (BPF).

Já na Resolução RE 1.200/2016, foi determinada a suspensão da distribuição, da comercialização e do uso dos lotes 14120063, 14120065 e 14120066 do medicamento Candesartana + Hidroclorotiazida (8 mg + 12,5 mg e 16 mg + 12,5 mg), em comprimidos. O  anti-hipertensivo é fabricado pela empresa  Althaia S.A Indústria Farmacêutica. A empresa comunicou à Anvisa o recolhimento voluntário dos lotes após verificar a comercialização do  produto com a validação do processo de fabricação ainda em andamento. A Agência determinou que a  empresa promova o recolhimento das unidades existentes  no mercado.

Fonte: Anvisa