Beber mais água antes das refeições ajuda a perder peso, comprova estudo

Uma pesquisa publicada no periódico médico "Obesidade" provou que beber água antes das refeições pode, sim, ajudar uma pessoa com sobrepeso a perder quilos extras.

Muitos especialistas recomendam a ingestão de água antes da alimentação, mas faltavam provas científicas de que o hábito realmente ajuda na briga com a balança.

Para realizar o estudo cujos resultados foram publicados nesta terça-feira, cientistas reuniram pessoas com sobrepeso, algumas delas obesas, e dividiram em dois grupos. Ambos passaram 12 semanas se alimentando com uma dieta de baixa caloria, mas um dos grupos foi orientado a beber mais água.

As mulheres ingeriram 1200 calorias por dia, enquanto os homens consumiram 1500 calorias diariamente. As pessoas no grupo que deveria beber mais água tinham que ingerir 500 ml de água (dois copos) antes de cada uma das três principais refeições do dia.

Ao final do experimento, todos os participantes perderam de 5kg a 8kg, mas aqueles incluídos no grupo que deveria beber mais água eliminou, em média, 2kg a mais do que as pessoas que não aumentaram a quantidade de água ingerida.

A explicação pode ser simples. No estudo, as pessoas que beberam mais água antes das refeições comeram em média 40 calorias a menos do que as outras. A pesquisa, sob este aspecto, corrobora experimentos anteriores segundo os quais indivíduos que bebem mais água ingerem cerca de 200 calorias a menos ao longo de um dia inteiro.

Fonte: O Globo