Vacinação contra a gripe é antecipada no Estado do Rio

O Governo do Estado do Rio decidiu antecipar, em cinco dias, a campanha de vacinação contra a gripe. Gestantes e crianças com idades a partir de 6 meses e menores de 5 anos, além de pacientes renais crônicos poderão tomar a vacina a partir de 25 de abril em todo o Estado do Rio.

Em nota, o governo explicou que a determinação é do secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr, com o objetivo de imunizar os grupos prioritários da campanha nacional de vacinação do Ministério da Saúde, que começa no dia 30 de abril para o restante do país. O secretário também afirmou que a situação do Rio é diferente de São Paulo, estado que também antecipou a vacinação.

“Estamos atentos ao aumento do número de casos de H1N1 no estado e, embora o panorama seja diferente do que se observa em São Paulo, a imunização destes grupos específicos pede prioridade, uma vez que são os que apresentam maior vulnerabilidade às complicações que a gripe pode causar. Essa antecipação é uma medida preventiva que estamos adotando”, explicou o secretário.

Vacina imuniza contra A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B
A Secretaria de Estado de Saúde espera imunizar pelo menos 80% das pessoas dos grupos prioritários que incluem gestantes, crianças com idades entre 6 meses e menores de 5 anos e pacientes portadores de doenças crônicas, as mulheres com até 45 dias após o parto, idosos com idades a partir de 60 anos, indígenas e profissionais de saúde.

A previsão é de que a campanha nacional ocorra até o dia 20 de maio. No Estado do Rio, serão mais de 3 mil postos de saúde atuando na distribuição da vacina, nas 92 cidades do estado. A vacina imuniza contra os três subtipos de vírus da gripe que mais circulam no inverno: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B.

“É preciso lembrar que a gripe, na grande maioria dos casos, não apresenta complicações, mas entre os grupos prioritários, pode evoluir para formas mais graves. A prevenção é fundamental. A vacina é segura e eficaz, protege contra os principais tipos de vírus da gripe, inclusive, H1N1”, disse o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe.

Fonte: Extra