Síndrome de Burnout e depressão podem ser a mesma coisa

Trabalhar é tão difícil e estressante às vezes, não é? Para a maior parte de nós, é apenas um grande incômodo, mas para algumas pessoas torna-se um problema psicológico. Conhecida como Síndrome de Burnout, este transtorno afeta pessoas que estão no ápice do estresse profissional, geralmente trabalhando de maneira exaustiva e ininterrupta. Entre outras coisas, quem sofre de burnout tem distúrbios no sono, fadiga, falta de apetite, alterações no humor e na memória, perda de iniciativa e problemas físicos, como dores de cabeça e musculares.

Há muito tempo, a medicina considera que a Síndrome de Burnout e a depressão são coisas diferentes, classificando esta última como um transtorno que não se limita à vida profissional.
Pesquisadores do City College of New York (Estados Unidos) e da Universidade de Neuchâtel (Suíça) decidiram questionar este dogma e realizaram uma pesquisa com 1.368 professores que estavam na casa dos 30 anos.

Um questionário distribuído entre os entrevistados perguntava se eles sofriam ou achavam que sofriam de Síndrome de Burnout ou depressão e, em seguida, questionava se sentiam alguns sintomas descritos.

As conclusões apontaram que 10% das professoras e 7% dos professores afirmavam estar sofrendo com burnout. Em relação à depressão, 10% das professoras e 10% dos professores afirmaram ter sido diagnosticados com o transtorno. Além destes resultados, os pesquisadores descobriram que aqueles que afirmavam ter a síndrome reportavam ter pensamentos pessimistas e autodepreciativos, auto culpa e tristeza extrema, alguns dos principais sintomas de depressão.

A pesquisa conduzida pelos americanos e suíços reacendem uma discussão que parecia superada: será que a Síndrome de Burnout é uma depressão causada pela vida profissional? As duas universidades continuarão as pesquisas e prometem tentar responder a esta questão em breve.

 

Fonte: Galileu