Paracetamol está entre os medicamentos mais usados por crianças

Estudo publicado no Jornal de Pediatria mostra alta prevalência do consumo de medicamentos na população infantil. Os mais consumidos foram paracetamol, amoxicilina, dipirona e ibuprofeno.

A pesquisa foi realizada com 672 crianças de zero a 14 anos residentes em áreas urbanas do Vale do Jequitinhonha, situada na região norte de Minas Gerais. A prevalência do consumo de medicamentos foi de 56,57%.Conforme informado pelas mães, 69,42% dos medicamentos consumidos haviam sido indicados por médicos e 30,57% por decisão delas próprias.

Entre os medicamentos mais utilizados estiveram os analgésicos/antitérmicos, descongestionantes, xaropes iodados, expectorantes e mucolíticos. “Os analgésicos/antitérmicos são frequentemente utilizados em crianças, provavelmente devido ao fato de a febre ser uma manifestação comum, bem como devido à banalização do emprego dessa categoria de medicamentos pela venda livre.
Embora medicamentos como paracetamol e dipirona sejam analgésicos e antipiréticos relativamente seguros para uso em crianças, respeitando as doses adequadas, o uso crônico e abusivo deve ser coibido”, explica a pesquisa intitulada “Uso de medicamentos entre crianças de 0?14 anos: estudo de base populacional”.

A pesquisa destaca também o uso expressivo do nimesulida e diclofenaco em crianças com menos de um ano de idade, faixa etária para a qual o medicamento é contraindicado. Ainda foi observado alto percentual (74,9%) de uso de plantas medicinais e de antibióticos.

Fonte: Correio do Brasil