USP Ribeirão dá primeiro passo para remédio contra infecção generalizada

Equipe conta com 17 pesquisadores locais e colaboradores internacionais. Foto: Gabriela Castilho/G1 

A Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto (SP) descobriu uma proteína capaz de interromper o processo inflamatório. Segundo o pesquisador Dario Zamboni, coordenador do estudo, este é o primeiro passo no desenvolvimento de um medicamento capaz de controlar a sepse, ou infecção generalizada, uma das principais causas de morte em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

A molécula descoberta, batizada pelos pesquisadores de IcaA, é encontrada dentro da bactéria Coxiella burnetii, responsável por causar um tipo de pneumonia pouco comum, mas agressiva ao corpo humano.

Zamboni explica que o estudo teve início em 2008, quando o grupo de 17 pesquisadores brasileiros, além de profissinais da Austrália e dos Estados Unidos, estudava a capacidade dessa bactéria se instalar no organismo e conseguir inibir a ação do sistema imunológico.

"A gente sabe que pouquíssimas bactérias são capazes de deixar uma pessoa doente. Quando se tem uma bactéria muito virulenta, patogênica, ela tem estratégias para enganar o sistema imune e conseguir causar a doença. E essa bactéria é muito eficaz nisso", afirma.

A partir daí, os pesquisadores passaram a estudar esse mecanismo e, segundo Zamboni, descobriram que a proteína IcaA não consegue induzir a ativação da caspase 1, a molécula responsável por causar o processo inflamatório.

"A inflamação é um processo complexo mediado por uma série de processos e uma série de moléculas, mas ela começa dentro de uma célula. Depois, ela vai para fora da célula e começa a inflamar o tecido inteiro", diz o biólogo.
] Zamobi afirma, entretanto, que a descoberta da IcaA é só o início do estudo, uma vez que existem outros tipos de proteína que também inibem o processo inflamatório. Por esse motivo, o grupo continua estudando a estrutura e o funcionamento dessas moléculas.

“A gente também não sabe ainda qual é o alvo específico dela. A gente sabe que ela inibe a caspase, mas não como ela o faz. Então, a gente tem o interesse biológico de entender como essa proteína funciona e o interesse de avaliar o potencial do IcaA como tratamento”, disse.

Ainda segundo o pesquisador, muitos casos de sepse estão relacionados à ativação da caspase. Entretanto, a descoberta da IcaA é o primeiro passo para o desenvolvimento de um medicamento capaz de controlar a infecção generalizada.

“A nossa pesquisa não identifica um remédio novo, identifica uma proteína e aí tem toda uma pesquisa para fazê-la virar um medicamento. Ela é um primeiro passo para se tornar um remédio que poderia inibir o processo inflamatório”, esclareceu.

Fonte: G1