Farmacêutica orienta como tomar medicamento de forma adequada

A farmacêutica da Rede de Farmácias de Manipulação Officilab Claudia Souza elaborou uma lista de informações importantes para o uso correto de qualquer medicamento. Afinal, o uso incorreto deles pode proporcionar graves prejuízos à saúde.

1) Medicamentos de forma correta

Independentemente da natureza química, uma orientação permanece: os fármacos orais devem ser ingeridos com um copo cheio de água. Além de ajudar na dissolução do fármaco, facilita a passagem pelo esôfago, evitando que o medicamento fique entalado na garganta.

Outra orientação importante é não deixar os medicamentos dissolverem na boca. Isso só pode ser feito caso o médico ou a bula oriente. Caso contrário, os efeitos medicamentosos acabam perdidos.

Os medicamentos não devem ser partidos, ou seja, cortados ao meio. Alguns medicamentos são desenvolvidos para se dissolverem aos poucos; logo, cortando-os ao meio acaba-se prejudicando seu efeito. Sem contar que a dosagem correta pode ser perdida no processo de partir. As capsula também devem ser ingeridas por inteiro, jamais parti-las.

2) Respeitando os horários

É importante respeitar sempre os horários prescritos pelo médico, ou pela bula do medicamento. A eficácia dos princípios ativos depende do comprometimento com esses horários. Por exemplo, quando prescrito tomar com o estômago vazio (pelo menos uma hora antes das refeições ou duas horas após ingerir alimentos) é porque esse procedimento pode garantir absorção mais rápida e completa.

3) Ingestão do medicamento com leite

Os medicamentos não devem ser ingeridos com leite porque algumas substâncias se ligam ao cálcio formando um complexo que não pode ser absorvido pelo organismo, diminuindo a ação do medicamento.

4) Medicação x bebida alcoólica

A associação do álcool com os medicamentos pode cortar a eficácia medicamentosa ou, até mesmo, potencializar os efeitos do álcool. Ambos são metabolizados pelo fígado e quando ingeridos simultaneamente dividem a capacidade de ação do órgão.

Quando chegam as duas demandas no fígado, o órgão não sabe qual metabolizar primeiro, consequentemente acaba não exercendo seu papel por completo e uma das metabolizações é prejudicada.

Como o álcool geralmente é consumido em maior quantidade, o fígado tenta metabolizá-lo primeiro e não concentra sua atividade na metabolização do remédio, por isso acaba diminuindo a eficiência medicamentosa. Como o fígado também não consegue absorver totalmente o álcool e parte dele fica circulando por mais tempo na corrente sanguínea o estado de embriaguez pode ser potencializado.

5) Mistura de medicamentos compromete os efeitos

A interação medicamentosa também pode comprometer a eficiência. Como o nome já diz, essa interação nada mais é do que a relação entre dois medicamentos que foram administrados concomitantemente. Nem sempre essa mistura é eficiente, podendo aumentar ou diminuir os efeitos terapêuticos de um ou de outro.

Por exemplo: antibiótico ministrado junto com anticoncepcional pode cortar o efeito do contraceptivo. Os antibióticos modificam a flora intestinal e podem interferir na absorção e aproveitamento dos componentes hormonais das pílulas. Sempre que se prescreve um destes medicamentos para mulheres em idade fértil, a usuária deve fazer prevenção da gravidez por um método adicional, além da pílula.

Já os antiácidos, que comumente são tomados junto com medicamentos que irritam o estômago, por exemplo, acabam reduzindo o efeito dos medicamentos, pois diminuem a absorção do princípio ativo, que geralmente tem pH ácido. Portanto, informe sempre ao médico o uso frequente de todos os medicamentos.

6) Medicamentos de uso tópico - cremes ou pomadas

Em relação aos cremes e as pomadas, que são facilmente removidos pela roupa ou por contato, o ideal é deixar que sejam absorvidos por 30 minutos antes de se vestir ou de deitar para dormir.

As recomendações para cada medicamento são diversas, portanto, sempre siga corretamente as orientações do médico ou da bula para garantir a eficiência máxima com o tratamento

Fonte: Cenário MT