A peste negra continua matando pessoas nos Estados Unidos

A peste negra, ou pesta bubônica, que dizimou mais de um quarto da população europeia na Idade Média continua em circulação. Segundo o Centro para Controle e Prevenção de Doenças do governo americano (CDC), só em 2015 foram registrados 15 casos e quatro mortes pela doença nos Estados Unidos.

A epidemia é causada pela bactéria Yersinia pestis, transmitida aos humanos por meio de pulgas e alguns animais roedores, como o cão-da-pradaria e o rato-preto. Há dois tipos da doença: a séptica, na qual ocorre infecção no sangue, e a pneumônica, na qual os pulmões são afetados.

A peste pode ser tratada com antibióticos se for diagnosticada logo no começo. No entanto, isso é difícil de acontecer. Nas primeiras semanas, os sintomas da doença são bem parecidos com os de uma gripe comum. A taxa de mortalidade é de 30% a 60% quando não há tratamento.

As maiores áreas de risco, de acordo com os especialistas do Centro para Controle e Prevenção de Doenças, são os estados do Novo México, Arizona, Califórnia e Colorado durante o verão. É nessa estação em que as pessoas passam mais tempo em áreas externas.

Para se prevenir, a dica é não manusear carcaças e ficar longe dos roedores, pois os animais são os que mais contribuem para a proliferação de pulgas infectadas.

 

Fonte: Galileu