Anvisa publica resoluções suspendendo produtos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou resoluções hoje suspendendo diversos produtos. Confira a lista:

Empresa sem registro
A agência determinou a suspensão de todos os medicamentos fitoterápicos fabricados pela empresa Produtos Dietéticos Nutrição Indústria e Comércio Ltda. A empresa atuava no mercado sem autorização de funcionamento. Além de não cumprir com os requisitos de qualidade na fabricação e venda dos produtos, os medicamentos não possuem registro na Agência. Com a decisão a empresa deve promover o recolhimento do estoque existente no mercado. A determinação está na Resolução 2.831/2015, publicada na sexta-feira (09/10) no Diário Oficial da União (DOU).

Cosmético importado
Após resultado de análise fiscal, a Anvisa determinou a suspensão de todos os lotes do produto BB Gel Cream/base primer FPS 25, importado por Indice Tókio Comércio Importação e Exportação Ltda. O produto apresentou resultado insatisfatório no ensaio de rotulagem para o lote 2013062414 com validade até agosto de 2016, conforme consta no laudo emitido pelo Instituto Adolf Lutz. A empresa não cumpriu as exigências da Anvisa para adequação, com isso o registro do item foi cancelado. Além da suspensão, a Agência determinou ainda, que a empresa deve promover o recolhimento do estoque existente no mercado. A determinação está na Resolução 2.829/2015, publicada na sexta- feira (09/10) no Diário Oficial da União (DOU).

Lote de xampu
A Anvisa também suspendeu o lote 101013009 do Shampoo Gloss/anti-frizz 350ml, da marca Kanechom. O produto é fabricado por SNC – Indústria de Cosméticos Ltda e, tem validade até outubro de 2016. Segundo o Laudo de Análise Fiscal emitido pela Fundação Ezequiel Dias, o shampoo apresentou resultados insatisfatórios no ensaio de contagem total de mesófilos, o que significa um aumento na quantidade de micro-organismos para o lote citado.
Além da suspensão da distribuição, venda e uso do cosmético, a Agência determinou que a empresa deve promover o recolhimento do estoque existente no mercado. A determinação está na Resolução 2.833/2015, publicada na sexta-feira (09/10) no Diário Oficial da União (DOU).

Produto para cabelos
A Anvisa ainda determinou a suspensão da distribuição, da comercialização, e uso do produto Avora-Vivanceliss Loção Redutora de Cachos e Volume. O produto é fabricado pela empresa Tech-Science Cosméticos Indústria e Comércio Ltda. O produto não tem registo na agência.
Com a decisão, a empresa deve promover o recolhimento do estoque existente no mercado. A medida está na Resolução 2.832 publicada na sexta-feira (9/10) no Diário Oficial da União (DOU).

Fonte: www.anvisa.gov.br