Anvisa proíbe lote de chás e suspende produtos da empresa Farmacoterápica

A Anvisa proibiu a fabricação, a distribuição, a comercialização e o uso de todos os lotes do Chá Misto Camomila e Cidreira; do Chá Misto Maçã e Hortelã Dia e do Chá Misto Maçã e Canela, da marca Da China. A Agência também proibiu o Chá Noite Tranquila Aromático, da marca Chileno. Os produtos são fabricados pela empresa Laboratório Industrial Vida e Saúde Ltda. De acordo com a Resolução 2.671/2015, publicada nesta segunda-feira (21/9) no Diário Oficial da União (DOU), os produtos estão de desacordo com a legislação vigente.

Segundo a norma, o Chá Misto Camomila e Cidreira e o Chá Misto Maçã e Hortelã Dia contêm a falsa indicação para lactentes. Já o Chá Misto Maçã e Canela contém a espécie vegetal "Casca de Jabuticaba (Myrciaria cauliflora)", sem previsão de uso para preparo da bebida. O Chá Noite Tranquila Aromático contém a espécie vegetal "Anis estrelado", também sem previsão de uso.

Já na Resolução 2.641/2015, com base em relatório de inspeção emitido pela Vigilância Sanitária de Indaiatuba (SP), a agência considerou a empresa Pharmacia Artesanal Ltda insatisfatória para a manipulação de soluções parentais de grande volume e medicamentos estéreis. Com isso, determinou que a empresa cujo nome fantasia é Farmoterápica suspenda a fabricação, comercialização e uso do produto citado.

Além disso, a Anvisa determinou a suspensão do Gloss redutor de volume defrisagem gradativa para cabelos louros com manchas ou descoloridos da empresa Devintex Cosméticos Ltda. Além de não possuir registro na Agência, o cosmético apresentou resultado insatisfatório no ensaio de determinação de pH, segundo o Laudo de Análise 4742.1P.0/2013, emitido pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, (INCQS). Com a suspensão a empresa deve promover o recolhimento do produto existente no mercado. A medida está na Resolução 2.640/2015 publicada nesta segunda-feira (21/9) no Diário Oficial da União (DOU).

Fonte: Anvisa