Amizades na adolescência podem ter impacto sobre a saúde durante a vida a adulta

Já dizia o ditado: “diga-me com quem andas e te direi quem és”. Um estudo recém-divulgado mostrou que a boa qualidade das amizades na adolescência é fundamental para uma vida adulta saudável.

O estudo foi publicado na revista “Psychological Science”. Nele, 171 estudantes foram observados e tiveram que fornecer informações sobre seus melhores amigos, através de questionários sobre as amizades mantidas entre os 13 e os 17 anos.

Já a saúde dos participantes foi medida entre os 25 e 27 anos, levando-se em conta tópicos como saúde geral, ansiedade, depressão e índice de massa corporal.

Ao relacionar os dois aspectos pesquisados, descobriu-se que a boa qualidade das amizades, bem como o desejo de estar em sintonia com seus pares durante a adolescência foram associados a um melhor quadro de saúde aos 27 anos. Os autores também observaram níveis menores de ansiedade e depressão naqueles que tinham amizades de qualidade, quando mais jovens.

Autor do estudo, Joseph P. Allen, da Universidade da Virgínia, disse que os resultados indicam que manter laços ou separar-se de seus pares na adolescência têm implicações futuras:

- De uma perspectiva de risco e prevenção, a dificuldade em construir relacionamentos íntimos no início da adolescência agora pode ser considerada um fator de risco para problemas de saúde a longo prazo.

Fonte: O Globo