Ômega 3 pode reduzir risco de transtornos psiquiátricos, diz pesquisa

Conhecido como uma importante fonte alimentar para aqueles que precisam reduzir os seus níveis de triglicérides e colesterol, o ácido graxo ômega 3, encontrado em peixe, frango, molhos de salada e nozes também pode ser eficaz na prevenção de transtornos psicóticos e psiquiátricos, especialmente entre jovens. É o que indica um estudo publicado nesta terça-feira no periódico científico “Nature Communications”.

Nele, há cerca de dez anos, cientistas australianos e austríacos liderados por Paul Amminger, da Universidade de Melbourne, implementaram, por 12 semanas, uma dieta regular de suplementos com ômega 3 a 41 indivíduos entre 13 e 25 anos de idade com elevada propensão a desenvolver esquizofrenia. Paralelamente, um grupo com características semelhantes foi alimentado com uma dieta de suplementos de placebo.

Agora, os pesquisadores observaram que apenas 9,8% dos participantes do grupo que recebeu o suplemento verdadeiro desenvolveu algum tipo de psicose, em comparação com 40% daqueles que receberam placebo. Além disso, os integrantes desse último grupo também apresentaram uma maior incidência de outras desordens psiquiátricas.

“Mostramos que o ômega 3 reduz significativamente o risco de progressão de desordens psicóticas durante o período posterior de acompanhamento”, concluiu o estudo.

A esquizofrenia se manifesta tipicamente em adolescentes ou jovens adultos, e maioria daqueles afetados pela doença desenvolve gradualmente uma variedade de sinais e sintomas clínicos. Pesquisas anteriores já haviam mostrado que pacientes com o distúrbio apresentam níveis reduzidos de ácidos graxos — especificamente, ômega 3 e ômega 6 — em suas células.

Apesar dos resultados, os pesquisadores ressaltam que o tamanho da amostra analisada no estudo não é suficientemente grande para permitir análises posteriores de subgrupos, e dizem que novas pesquisas são necessárias para mostrar o mecanismo pelo qual o ômega 3 pode melhorar a saúde mental das pessoas.

Fonte: O Globo