O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro convida os Farmacêuticos

Curso: FARMACOLOGIA DA DOR

Objetivo:

? Expor os mecanismos fisiopatológicos envolvidos nos distúrbios dolorosos, focando nas descobertas recentes; ? Apresentar novas oportunidades terapêuticas para o tratamento dos diversos tipos de dores; ? Expor as novas tendências para o desenvolvimento de fármacos analgésicos e mostrar os desafios da indústria farmacêutica; ? Capacitar o profissional farmacêutico para o exercício da atenção farmacêutica no ambiente da farmácia e hospitalar.

Metodologia:

O curso será desenvolvido através de aula teórica, com duração de 8 horas. Durante a aula serão discutidas diversas situações clínicas relacionadas a distúrbios dolorosos e novas plataformas terapêuticas baseados na literatura científica.

Conteúdo Programático:

? Fisiopatologia da dor; ? Dor aguda; ? Doenças relacionadas a dores crônicas; ? Tratamento Farmacológico da dor; ? Terapias alternativas da dor; ? Novas abordagens terapêuticas para o tratamento da dor; ? Novas tendências terapêuticas e os desafios da indústria farmacêutica no desenvolvimento de novos analgésicos.

Ministrante: Dr. Cleverton Kleiton Freitas de Lima

Graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), obteve os graus de Mestre (2010) e Doutor em Farmacologia e Química Medicinal (2013) obtidos no Programa de Pós-Graduação em Farmacologia e Química Medicinal (PPGFQM), do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ. Trabalhou no departamento de neurobiologia do Childrens Hospital Boston, na Harvard Medical School investigando a influencia de alterações do sistema nervoso periférico na dor. Possui expertise na investigação dos mecanismos fisiopatológicos envolvidos no desenvolvimento da dor neuropática e de dores inflamatórias, bem como no desenvolvimento de novos fármacos analgésicos. É membro da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica experimental (SBFTE).

Dia da aula:24 de maio de 2014 (sábado)

Horário: 9h às 18h

Local da aula: UNIG Campus I Nova Iguaçu - Av. Abílio Augusto Távora, nº 2134, Bloco K – Sala 405, Redenção, Nova Iguaçu/RJ.

Requisito para inscrição: ser Farmacêutico regularmente inscrito no CRF-RJ.

Modo de inscrição:

Solicitar inscrição para qualifarma@crf-rj.org.br informando:

- o curso e cidade de realização (FARMACOLOGIA DOR – NOVA IGUAÇU).

- nome completo (o certificado será emitido com o nome como for informado)

- nº do CRF-RJ

- telefone e/ou celular (c/ DDD) e e-mail

Vagas Limitadas

As inscrições solicitadas serão confirmadas respeitando a ordem de recebimento das solicitações e o número de vagas disponíveis. As inscrições via e-mail encerrarão em 20/5 (ou antes conforme disponibilidade de vagas).

Ausências não justificadas: perde-se o direito de participar de outros cursos gratuitos oferecidos pelo CRF-RJ no ano de 2014.

Curso Gratuito. Solicitamos doação de um pacote de fralda geriátrica ou uma lata de leite em pó ou um pacote de 1 kg de ração para cães – entregar no dia de aula do curso.

Certificado: será emitido digitalmente e enviado via e-mail para os Farmacêuticos que participarem integralmente do curso.

Informações: (21) 3872-9215 (9 às 18h, dias úteis) e qualifarma@crf-rj.org.br

Realização: CRF-RJ /Seccional da Região da Baixada Fluminense

(Abrangência da Seccional: Belford Roxo, Japeri, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados e São João de Meriti).

Apoio: UNIG Universidade Iguaçu – Campus I Nova Iguaçu