O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro (CRF-RJ) convida os farmacêuticos para o curso: INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS

Objetivo:

Promover atualização e fornecer ferramentas farmacológicas para entendimento das possíveis interações medicamentosas, quaisquer que sejam, e promover a integração com a prática diária da dispensação de medicamentos e análise da prescrição médica.

Metodologia:

O curso será desenvolvido através de aula expositiva com duração de 16 horas (2 dias de aula).

Conteúdo Programático:

Noções de farmacocinética e farmacodinâmica. Classificação e tipos de interações medicamentosas. Considerações epidemiológicas. Alterações na absorção, no metabolismo hepático, ligações a proteínas plasmáticas e na excreção renal. Interações farmacodinâmicas. Vantagens e desvantagens das interações medicamentosas. Interações medicamento-medicamento, medicamento-alimento, medicamento-álcool, medicamento-fumo.

Ministrante:

Dra. Tatiane Fernandes da Fonseca Gaban -Farmacêutica pela Universidade Estácio de Sá (2004) e Mestre em Farmacologia e Terapêutica Experimental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professora Assistente da Universidade Iguaçu. Coordenadora da disciplina de Farmacologia Clínica e de Atividades Acadêmicas Complementares do curso de Farmácia da Universidade Iguaçu. Experiência na área de Farmacologia Clínica e Farmacoterapêutica, Farmacologia Molecular e Bioquímica e Toxicologia.

Dias das aulas: 17 e 31 de maio de 2014 (sábados)

Horário: 8:00 h às 17:00 h

Local das aulas: UBM Centro Universitário de Barra Mansa - Campus Barra Mansa - Rua Vereador Pinho de Carvalho, nº 267, Centro, Barra Mansa/RJ

Requisito para inscrição: ser Farmacêutico regularmente inscrito no CRF-RJ.

Modo de inscrição:

Solicitar inscrição para qualifarma@crf-rj.org.br informando:
- o curso e cidade de realização (INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS – BARRA MANSA).
- nome completo (o certificado será emitido com o nome como for informado)
- nº do CRF-RJ
- telefone e/ou celular (c/ DDD)

Vagas Limitadas - As inscrições solicitadas serão confirmadas respeitando a ordem de recebimento das solicitações e o número de vagas disponíveis. As inscrições via e-mail encerrarão em 13/maio (ou antes conforme disponibilidade de vagas).

Ausências não justificadas: perde-se o direito de participar de outros cursos gratuitos oferecidos pelo CRF-RJ no ano de 2014.

Curso Gratuito. Solicitamos doação de um pacote de fralda geriátrica ou uma lata de leite em pó ou um pacote de 1 kg de ração para cães – entregar no 1º dia de aula do curso.

Certificado: será emitido digitalmente e enviado via e-mail para os Farmacêuticos que participarem integralmente do curso.

Informações: (21) 3872-9215 (9 às 18h, dias úteis) e qualifarma@crf-rj.org.br

Realização: CRF-RJ /Seccional CRF-RJ da Região da Centro-Sul Fluminense

(Abrangência da Seccional: Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Volta Redonda, Rio das Flores, Valença, Areal, Barra do Piraí, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Três Rios e Vassouras).

Apoio: UBM Centro Universitário de Barra Mansa www.ubm.br