O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro convida os Farmacêuticos

Curso: ANTIBIÓTICOS

Objetivo:

? O aluno deve entender como funcionam os agentes antimicrobianos mais utilizados na prática clínica, quais as implicações clínicas da utilização destes agentes e identificar as principais interações farmacológicas que envolvem tais medicamentos.

Metodologia:

O curso será desenvolvido através de aulas teóricas, com duração de 12 horas (2 dias de aula).

Conteúdo Programático:

? Antibióticos que interferem na síntese do folato; ? Antibióticos B-lactâmicos; ? Cefalosporinas; ? Antibióticos que interferem na síntese de proteínas; ? Antibióticos que afetam a topoisomerase; ? Interações envolvendo antibióticos x medicamentos e antibióticos x alimentos.

Ministrante: Dra. Ariane Renno Brogliato

Doutorado e mestrado em Imunofarmacologia realizado no programa de Farmacologia e Química Medicinal do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduação em Farmácia pela mesma instituição. Tenho experiência com modelos experimentais de sepse e cicatrização de feridas cutâneas em camundongos. Os projetos de pesquisa envolvem principalmente os seguintes temas: sepse, inflamação e reparo tecidual. Além da experiência científica, atuei no setor de Pesquisa & Desenvolvimento na Indústria Farmacêutica.

Dias das aulas: 17 e 31 de maio de 2014 (sábados)

Horário: 8:00 h às 15:00 h

Local das aulas: UNIVERSO – Campus Niterói: Rua Marechal Deodoro, nº 263, Centro, Niterói/RJ.

Requisito para inscrição: ser Farmacêutico regularmente inscrito no CRF-RJ.

Modo de inscrição:

Solicitar inscrição para qualifarma@crf-rj.org.br informando:

- o curso e cidade de realização (ANTIBIÓTICOS – NITERÓI).

- nome completo (o certificado será emitido com o nome como for informado)

- nº do CRF-RJ

- telefone e/ou celular (c/ DDD) e e-mail

Vagas Limitadas

As inscrições solicitadas serão confirmadas respeitando a ordem de recebimento das solicitações e o número de vagas disponíveis. As inscrições via e-mail encerrarão em 13/maio (ou antes conforme disponibilidade de vagas).

Ausências não justificadas: perde-se o direito de participar de outros cursos gratuitos oferecidos pelo CRF-RJ no ano de 2014.

Curso Gratuito. Solicitamos doação de um pacote de fralda geriátrica ou uma lata de leite em pó ou um pacote de 1 kg de ração para cães – entregar no 1º dia de aula do curso.

Certificado: será emitido digitalmente e enviado via e-mail para os Farmacêuticos que participarem integralmente do curso.

Informações: (21) 3872-9215 (9 às 18h, dias úteis) e qualifarma@crf-rj.org.br

Realização: CRF-RJ /Seccional CRF-RJ da Região Metropolitana

(Abrangência da Seccional:Itaboraí, Maricá, Niterói, Rio Bonito, São Gonçalo e Tanguá).

Apoio: UNIVERSO Universidade Salgado de Oliveira – Campus Niterói